Notícias

Notícias & Eventos

Dicas de natação para iniciantes

A natação é uma prática com registros pré-históricos! No mundo animal, vários mamíferos possuem a habilidade de nadar simplesmente por instinto, como por exemplo, o cachorro cujo modo de nadar deu origem ao estilo chamado de nado cachorrinho.

Mas como o ser humano, por certas limitações, não adquire geralmente essa habilidade por instinto, a natação acabou se tornando um esporte, um tipo de lazer, e até uma maneira de relaxar.

Assim como todos os esportes em que há competição, o desenvolvimento de técnicas e padrões acaba por evoluir a maneira de se praticar o esporte. Portanto, se você pretende se tornar um bom nadador, não precisa desvendar os mistérios e técnicas da natação por si mesmo. Aqui vão algumas dicas:

  • Alimentação

    Antes de nadar consuma apenas alimentos de fácil digestão que não causem desconforto gástrico. Não é porque o treino é na água que você não deve consumir o precioso líquido. Uma desidratação de apenas 2% já é capaz de prejudicar seu rendimento. Coma bem e saudavelmente, pelo menos 2 horas antes do treino.

  • Alongamentos

    Os alongamentos ajudam a evitar lesões, reduzir a tensão dos músculos, relaxar e até aumentar o comprimento muscular. Lembre-se sempre de alongar-se antes de começar a nadar.

  • Saída

    Assim como a saída dos atletas nas corridas, a saída na natação geralmente é feita levando uma perna a frente (alguns deixam os dedos do pé um pouco para fora da plataforma), flexionando os joelhos e juntando as mãos em frente a cabeça. Lembre-se de furar a água e aproveitar o impulso inicial.

  • Durante o nado

    Levantar somente a cabeça afeta a posição do corpo e te obriga a usar os braços para compensar o peso e atrapalha o nado eficaz. Procure respirar girando o tronco em sincronia com a braçada, alguns professores dizem que você precisa pensar que está tentando “respirar com o umbigo”, assim conseguirá se virar da maneira correta sem torcer o pescoço e prejudicar o nado.

  • Postura

    Seu nariz deve estar sempre apontado para o fundo da piscina e você pode imaginar-se em um eixo horizontal, assim você evitará olhar para frente e conseguirá fazer a respiração enquanto olha para as laterais. Em resumo, o nado técnico depende de sincronia e aproveitamento de todos os movimentos.

  • Virada

    Pratique com seu instrutor a virada comum de cambalhota, ela pode ser praticada perto da borda sem sair muito do lugar, para que você se acostume com a distância e o giro. Para cada estilo de nado geralmente é mais usado um tipo de virada, a cambalhota é a mais comum utilizada no estilo crawl.

    Não se esqueça de descansar bem, meu caro nadador! Tenha persistência e nade com alegria. Os pais devem incentivar e apoiar os filhos em seus objetivos, não importa como eles estejam se saindo agora. O medalhista olímpico Gustavo Borges declarou: “Tudo tem seu tempo e sua hora. Quando eu tinha nove anos, muitas meninas no meu grupo ganhavam de mim”.

1 Response

  1. Abilio A A Lemos

    Por gentileza se fizerem aula de natação queira os horários e condições para e-mail “lemos.abilio@gmail.com”
    Grato
    Abilio Lemos
    99940-5496

Escreva um cometário